Maria de Lurdes Oliveira nasce em Lisboa a 23 de fevereiro de 1949, já sem braços. Incentivada pela mãe desde bebé a fazer com os pés tudo o que costumamos ensinar as crianças a fazer com as mãos, habitua-se a fazer tudo sozinha sem depender de terceiros. Na escola primária a professora descobre-lhe o talento artístico ao vê-la desenhar com o pé esquerdo, talento que se traduz também na facilidade com que aprende a coser e a bordar na perfeição.
A 1 de Janeiro de 1965 passa a bolseira da Associação Internacional de Artistas que pintam com a boca e os pés. Tinha nesta altura apenas 16 anos de idade. Os anos vão passando e a jovem artista vai criando cada vez mais fãs não só da sua arte mas também da forma alegre e otimista como encara a vida. Em 2004 passa de bolseira a Membro Associado da Associação Internacional e desde então tem continuado a fazer da arte um modo de vida.
Hoje em dia Maria de Lurdes é uma mulher profissionalmente realizada que vive do seu trabalho, a pintura. O seu valor artístico chama também a atenção dos vários órgãos de comunicação social do nosso país. Compareceu em programas de televisão, deu entrevistas para jornais e rádio. Participou ao longo dos anos em várias exposições, ganhando prémios e distinções.